segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

OIDA-terapia: ESPIRITUALIDADE E CIÊNCIA

Conhecendo as diversas Tradições Místicas – O Movimento Hare Krishna

Matéria publicada no jornal "O Diário de Notícias" da cidade de Catalão, GO no dia 11/02/2011

Espaço semanal dedicado a todas as tradições místicas (religiões). Escreva para nosso correio eletrônico (oidaterapiabrasil@gmail.com) e conte suas dúvidas, sugestões, problemas, angústias ou compartilhe conosco sua experiência de fé.

Iniciaremos hoje nossa série de artigos sobre diversas tradições místicas (religiões) que estão presentes pelo mundo afora. Independente de nossa crença espiritual é importante respeitarmos a fé alheia, não só porque o respeito faz parte dos ensinamentos de grande parte delas, mas porque este é um direito garantido pela constituição brasileira. Convidamos você a propagar esta idéia para acabarmos de vez com o chamado preconceito espiritual. Assim poderemos entender que não importa a fé que professamos, todos somos filhos de um único DEUS.

O Movimento Hare Krishna

Hoje vamos conhecer os devotos de Krishna (nome de Deus nesta tradição), conhecidos popularmente aqui no Brasil como Hare Krishnas. Ao contrário do se pensa aqui no ocidente sobre todas as linhas espirituais hindus, eles acreditam em um único Deus, e, portanto, não são politeístas. Para entendermos esta pequena confusão que fazemos, é muito simples, basta pensar nas inúmeras igrejas ou capelas que recebem o nome de diferentes santos: Igreja de São José, Igreja de Nossa Senhora das do Rosário, etc. Um estrangeiro de outra tradição mística (religião) que tenha pouco conhecimento sobre o cristianismo, ao nos visitar, pode pensar que o cristianismo é politeísta porque constrói templos para diferentes “deuses e deusas”, compreenderam agora? Para esclarecer estas e outras dúvidas, fomos entrevistar um representante desta tradição mística (religião) na cidade de São Paulo. Fomos recebidos com muita atenção e carinho por todos que lá estavam e surpreendidos com a serenidade, sabedoria e jovialidade (apenas 28 anos) do representante espiritual do templo, Mangala Swami, nosso entrevistado de hoje. Maharaj Mangala, como é chamado carinhosamente pelos devotos de Krishna, é praticante de Bhakti Yoga (Yoga da Devoção Espiritual) e monge há mais de 10 anos. É discípulo de B.A. Paramadvaiti Swami, que por sua vez foi discípulo de Srila Prabhupada, seguindo assim uma sucessão discipular. Nasceu no Chile, onde viveu por sete anos em uma fazenda ecológica auto-sustentável chamada Ekacacra (localizada em Catemu - Chile). Ministra palestras, conferências e seminários sobre Bhakti Yoga, Amor Universal e outros temas relacionados à transcendência. Atualmente é responsável pelo Yoga Monastério, projeto que propõe o re-encontro com Deus através de práticas religiosas diárias como meditação e cânticos. Lidera com amor, serviço e muita devoção o templo da cidade de São Paulo, que faz parte da Missão Vrinda, presente em mais de 25 países incluindo Índia, Estados Unidos da América, Colômbia e toda a América Latina. Leia a seguir a primeira parte da entrevista realizada com Mangala Swami:
Oida: Por que vocês são conhecidos como Hare Krishnas?
M.S.:
Na Índia os devotos de Krishna são chamados vaishnavas, ou seja, seguidores do Vaishnavismo. A diferença é que aqui no ocidente, no final dos anos sessenta, tornaram-se populares como Hare Krishnas por estarem sempre cantando nas ruas o Maha Mantra Hare Krishna¹, prática que para o vaishnava é a forma mais elevada de conexão com Krishna (Deus), e que se torna mais elevada ainda quando é distribuída aos demais. George Harrison (ex-Beatle) foi um dos principais precursores desta prática.
Na próxima semana continuaremos com a primeira entrevista da série de reportagens com representantes espirituais de diferentes tradições místicas. Esperamos que desta forma, possamos todos compreender com mais respeito e amor todos aqueles que servem ao Arquiteto do Universo.
Paz e luz em seus dias, Deus está com você.


Por Dauto Barros*


* Dauto Barros é Engenheiro Químico com Especialização em Energias Alternativas, Terapeuta Natural e responsável pela divulgação no Brasil do Projeto Mundial de Psicologia Perene ou “Oida-terapia”, um novo conceito terapêutico desenvolvido por B. A. Paramadvaiti Swami, que busca integrar elementos da psicologia atual a diferentes caminhos místicos do planeta. Acesse: http://www.oidaterapiabrasil.blogspot.com/ http://centrodecuraplanetaria.blogspot.com/

¹ Canto Devocional (Hare Krishna Hare Krishna/ Krishna Krishna/ Hare Hare/ Hare Rama Hare Rama/ Rama Rama/ Hare Hare)

Legenda: Oida: Coluna do Jornal “O Diário de Notícias”: OIDA-terapia: ESPIRITUALIDADE E CIÊNCIA
M.S.: Mangala Swami, sanyasi (monge) da Missão Vrinda, que divulga a consciência de Krishna
pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário