quarta-feira, 16 de março de 2011

OIDA-terapia: ESPIRITUALIDADE E CIÊNCIA

Conhecendo as diversas Tradições Místicas – O Movimento Hare Krishna – terceira parte

Publicado no Jornal "O Diário de Notícias" dia 25/02/2011



Espaço semanal dedicado a todas as tradições místicas (religiões). Escreva para nosso correio eletrônico (oidaterapiabrasil@gmail.com) e conte suas dúvidas, sugestões, problemas, angústias ou compartilhe conosco sua experiência de fé.

Hoje encerramos nosso bate-papo sobre o Movimento Hare Krishna. Para conhecê-los melhor, fomos até a Missão Vrinda, na cidade de São Paulo e entrevistamos o monge que lidera o principal templo do Brasil. Vamos recordar o que aprendemos sobre eles:

Oida: Por que vocês são conhecidos como Hare Krishnas?
M.S.: Na Índia os devotos de Krishna são chamados vaishnavas, ou seja, seguidores do Vaishnavismo. A diferença é que aqui no ocidente, no final dos anos sessenta, tornaram-se populares como Hare Krishnas por estarem sempre cantando nas ruas o Maha Mantra Hare Krishna¹, prática que para o vaishnava é a forma mais elevada de conexão com Krishna (Deus), e que se torna mais elevada ainda quando é distribuída aos demais. George Harrison (ex-Beatle) foi um dos principais precursores desta prática.

Continuaremos agora a entrevista com Mangala Swami, com perguntas exclusivas:

Oida: O que é fé segundo a concepção vaishnava?
M.S.: A fé é algo completamente diferente do que estamos acostumados a conceber neste mundo, onde tratamos todas as coisas como se fossem objetos inferiores destinados a serem manipulados e explorados para satisfazer nossos caprichosos desejos egoístas. Para nós a fé é um presente transcendental de Deus, portanto é uma expansão de Deus, chamada Sraddha Devi (Deusa da Fé), ou seja, é uma realidade superior a nós, que não pode ser controlada como estamos acostumados a fazer com tudo neste mundo, portanto nos exige adotar uma atitude completamente diferente, uma atitude que atraia a Deusa da Fé. Se analisarmos, podemos ver que todas as pessoas se atraem aos tratos amáveis e dóceis e todos querem que os demais se entreguem de forma sincera a eles, para se sentir amados. Isto é algo natural, é a demanda do espírito. E o espírito supremo, Sraddha Devi (Deusa da Fé) não é diferente, portanto devemos atraí-la com um espírito de completa entrega, completa rendição, e assim esta fé virá e nos permitirá perceber o mundo que está além da matéria e da mente. Isso nos abrirá as portas ao mundo espiritual, onde todos são pessoas superiores, Gurus (Mestres Espirituais), já que são verdadeiros amigos, pois querem nosso verdadeiro bem-estar, querem nos aproximar a Deus, entregando-nos  mais e mais fé, pois eles servem a Deus sendo distribuidores de fé.

Oida: Onde obter mais informações sobre esta tradição mística?
M.S.: Sugiro ler os livros de Srila Prabhupada, grande mestre espiritual que trouxe este movimento ao Ocidente. Também se pode ler pela internet o Bhagavad Gita, livro sagrado da Índia que foi traduzido por nossos Gurus (Mestres Espirituais).
No entanto, a melhor forma de conhecer esta tradição é visitando pessoalmente nossos Centros Vrinda. Para se informar sobre os endereços, horários e mais detalhes acessam nosso site: http://vrindabr.blogspot.com/
Agradecemos a Mangala Swami e a todos devotos de Krishna pela atenção e carinho com que fomos recebidos e desejamos que o trabalho realizado no Centro Cultural Vrinda seja cada vez mais conhecido e apoiado pelos brasileiros. Na próxima semana continuaremos nossa série de reportagens com representantes espirituais de diferentes tradições místicas. E não esqueça: a liberdade religiosa é um direito de todos. Paz e luz em seus dias, Deus está com você.
    Por Dauto Barros*

* Dauto Barros é Engenheiro Químico com Especialização em Energias Alternativas, Terapeuta Natural e responsável pela divulgação no Brasil do Projeto Mundial de Psicologia Perene ou “Oida-terapia”, um novo conceito terapêutico desenvolvido por B. A. Paramadvaiti Swami, que busca integrar elementos da psicologia atual a diferentes caminhos místicos do planeta. Acesse: http://www.oidaterapiabrasil.blogspot.com/            http://centrodecuraplanetaria.blogspot.com/

¹ Canto Devocional (Hare Krishna Hare Krishna/ Krishna Krishna/ Hare Hare/ Hare Rama Hare Rama/ Rama Rama/ Hare Hare)

Legenda: Oida: Coluna do Jornal “O Diário de Notícias”: OIDA-terapia: ESPIRITUALIDADE E CIÊNCIA 
              M.S.: Mangala Swami, sanyasi (monge) da Missão Vrinda, que divulga a consciência de Krishna 
               pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário